Hello Pockets, e os desafios nunca param. Participo de vários e este ano de 2025 me propus, bem estamos apenas começando neh, rsrs, a tentar participar de todos, minha querida camiga carolnery tem um grupo no whats e a proposta do “Challenge” é ler o máximo possível dos mais variados temas para janeiro: Literatura Nacional, Títulos Longos e Suspense, Extras: Desafio das Cores e Latinos Além das Fronteiras: Livros que fossem fora do eixo Brasil/Argentina.
Meu primeiro lido foi o Nacional: “Fim” de Fernanda Torres, minha escolha foi pensando em como Fernanda tem brilhado e merecidamente aliás, então bora para minhas impressões desta obra.
Amo sem medidas histórias que abordam amizades, em uma cidade que adorooooo sem limites, Rio de Janeiro, um grupo de amigos de longos anos e todos os fatos marcantes de suas vidas nos são contados de uma forma espetacular e cativante. Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, cinco vidas e suas situações doloridas, trágicas, mas permeadas de muito bom humor, acabamos reconhecendo neles pessoas e situações bem criveis apesar de ser uma ficção.
Este livro aborda temas que para muitas pessoas são difíceis como: envelhecer e morrer, vou confessar sou uma delas, e também sobre amor correspondido ou não, casamentos, separações, sex0, doenças, e as mais variadas reflexões sobre o nosso percurso durante as nossas vidas.
“Não faz muito tempo, ir da minha casa até o consultório do Mattos, Mattos é meu clínico geral, me custava dez minutos a pé. Hoje, levo quarenta. Andar deixou de ser um ato inconsciente. Vigio os passos, os joelhos, mantenho a atenção na rota. Tudo dói, pelas razões mais diversas, todas condizentes com a velhice”.
Fernanda nos mostra a realidade nua e crua através destes personagens que podem ser cruéis, egocêntricos, narcisistas, mas sem julgamentos, simplesmente construiu personagens reais sem serem totalmente bons ou totalmente ruins, simplesmente seres humanos sendo humanos com suas características e personalidades, seus defeitos ou qualidades, mas que não serão imunes, o fim é certo para todos.
Super indico a leitura, reflexiva, direta e perfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário