Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

RESENHA - SEM EDUCAÇÃO NÃO HAVERÁ FUTURO - MOZART NEVES RAMOS



Oi Pocktes!!!
Hoje eu trouxe uma coisa um pouco diferente das nossas resenhas habituais.
O livro Sem educação não haverá futuro - Mozart Neves Ramos.
O livro reúne 21 artigos pulicados entre 2016 e 2018, atualizados que apresentam uma radiografia de lições, experiências e necessidades deste inicio de século 21 na área de Educação.
Vamos começar conhecendo o autor deste livro.

Foto: Unit
Mozart Neves Ramos é um educador, escritor e químico brasileiro. Ramos foi Secretário de Educação de Pernambuco e presidiu diversos órgãos e projetos federais sobre educação. Lançou três livros sobre a educação brasileira e é o atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. (Fonte Wikipédia)

O livro aborda a Alfabetização, o papel da família, a escola publica, o papel do professor, apresentada dados sobre a educação compilado e as competências exigidas nos últimos anos.

O livro foi presenteado pela Editora Moderna a todos os participantes do seu Congresso de Educação Moderna, que aconteceu no ultimo dia 25 de Maio de 2019 no hotel Ouro Minas em Belo Horizonte, para ver mais sobre o congresso aqui.


Pelos dados apresentados no livro podemos perceber que (...) "o desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) de alfabetizar todas as nossas crianças pelo menos até o 3º ano do Ensino Fundamental, até 2024, parece cada vez mais distante de se concretizar" (...). Hoje apenas 45% delas tem o nível desejável em leitura, sendo que em 2014 era de 44%, ou seja não mudou muito nos últimos 5 anos.


Percebemos que a alfabetização é o primeiro passo para uma melhora neste quadro e também que algumas iniciativas tem resultado em melhorias significativas  para alcançarmos este desafio. Como por exemplo ocorreu no estado de Ceará, que conseguiu resultados cada vez melhores de forma gradativa.
Fato porém que ainda temos um longo caminho para percorrer, e como dito pelo autor Pedro Bandeira em sua palestra neste congresso, é preciso treinar nossas crianças. Assim como um atleta que para conseguir melhores resultados precisa de treino constante. Nossa crianças para melhorarem a leitura precisam ler, e ler muito, todos os dias.
Todos os demais conhecimentos oferecidos pela escola necessitam da leitura, e é por isso que os pais a família estejam envolvida neste objetivo.

Hoje as competência exigidas vão além das competências cognitivas, (O termo cognição vem do latim e significa “conhecer”. Portanto quando falamos de habilidades e competências cognitivas não se trata apenas  de memorização, mas sim de informações que são entendidas, assimiladas e compreendidas), é fundamental que a pessoa se desenvolva também no campo social e pessoal.

A leitura me impactou e acredito que fará o mesmo com você e  ainda está disponível para baixar gratuitamente Clik aqui.

E vamos conversar mais sobre o assunto.
Deixe seu comentário, pergunta duvida.
Beijos
Até a próxima!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo