Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

LITERATURA FUTEBOLÍSTICA

Há alguns dias atrás uma amiga me perguntou num bate papo informal se havia literatura relacionada ao futebol. É estranha essa pergunta, pois o Brasil é considerado o país do futebol, é cinco vezes campeão da Copa do Mundo de Futebol, exporta jogadores aos montes para todos os continentes, é estranho, mas não incoerente. Infelizmente a leitura em nosso país não é incentivada nos nossos meios sociais; tanto a literatura dita convencional como romances, contos, suspenses, como a literatura esportiva.
Pois há literatura futebolística para todos os tipos e ocasiões: com esquemas táticos, biografias, contextos políticos, étnicos, sociais, históricos, os clubes e torcedores lançam livros relativos aos clubes e seleções de futebol.
Algumas dicas para os leitores a seguir:

Futebol ao Solo e à Sombra de Eduardo Galeano, autor e escritor uruguaio que é mais conhecido por ser o autor do clássico “ As Veias Abertas da América Latina”, este livro de 1995 discorre sobre os primórdios do futebol no mundo e na América do Sul, quando Uruguai e Argentina eram os protagonistas nestas bandas. 





O Negro no Futebol Brasileiro de Mário Filho, jornalista, cronista esportivo e escritor, é também irmão de Nelson Rodrigues autor de clássicos como “Engraçadinha”, “Toda Nudez Será Castigada”. Mário Filho ainda dá nome ao Maracanã, seu livro de 1964 fala sobre a entrada do negro no futebol brasileiro, o futebol no inicio aqui era um esporte das elites ricas e brancas de Rio de Janeiro e São Paulo. Era tanto preconceito que jogadores negros que eram bons de bola passavam pó de arroz para parecerem brancos, fato relatado em livros e jornais da época, como o que aconteceu com um jogador do Fluminense; o jogador no decorrer do jogo, lógico começou a suar e começou a escorrer a maquilagem. Então o torcedor do Fluminense até hoje e conhecido com torcida pó de arroz.

Alex, a Biografia de Marcos Eduardo Neves relata no livro publicado em 2015 a vida pessoal e esportiva do craque Alex que jogou por Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Fenerbahçe, Seleção Brasileira entre outros. Relata da sua infância, das dificuldades com a gravidez de sua esposa e o tanto que isso contribuiu para a melhora dele como ser humano. Fala de  sua trajetória pelos clubes de futebol, dificuldades e conquistas, chegando ao ápice de ter uma estátua em tamanho natural em sua homenagem em Istambul capital da Turquia construída pelos próprios torcedores.

Jogo Sujo, o Mundo Secreto da FIFA de Andrew Jennings, jornalista escocês que em 2006 publicou este livro que desvenda o submundo da FIFA que rege o futebol no mundo. Fala da corrupção por detrás da política, das maracutaias que envolvem pessoas ligadas ao futebol. Após esse livro ser publicado muitas pessoas foram presas.  





Então há vários autores e livros que falam desse segmento esportivo, você pode procurar o que melhor lhe convier.

Alguns outros autores:
*Armando Nogueira
*Orlando Duarte
* Tostão
*Juca Kfouri
*kellen Cristina esta mineira, colunista do Jornal Estado de Minas
*José Trajano
*Marcelo Duarte
Boa leitura e se divirtam com seus livros

Se você quiser adquirir livros neste tema minha dica é a Livraria Pontes.

Lá vamos nós para quartas de final!!!🙌🙌🙌

Educação e leitura assim se constrói um país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo