Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

RESENHA LIVRO VIAJANTE - O GAROTO QUASE ATROPELADO


Título: O garoto quase atropelado
Autor: Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
Ano: 2015
Páginas: 272

Sinopse: Uma história inesquecível sobre adolescentes que escolheram acreditar no que sentiam. Você vai se emocionar" - Bruna Vieira, autora do Depois dos quinze.

Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.

Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes! (Skoob)


Resenha: Sabe aquele livro que vem cheio de recomendação de uma amiga muito querida? 
Este foi um destes quando minha amiga Leila comprou ela estava pensando em mim, segundo ela mesma disse.
Ela leu primeiro (eu não sou ciumenta) para depois me enviar o livro como um presente de aniversário. Entre a compra dela e o envio eu pude conhecer o autor na Bienal de Contagem. Ele é uma simpatia, super educado e atencioso, atá comprei o livro dele com outros autores (O verão que tudo mudou).

Mas eu realmente ainda não sabia o que esperar deste livro, mas eu terminei ele me sentindo como "Uma garota quase atropelada".
O Vinícios narra com muita delicadeza um intervalo de tempo de de 30 dias e tudo o que aconteceu com o "O garoto quase atropelado", que passaremos a chamar apenas de OGQA, através das anotações feitas em  seu diário.
O diário começou a ser escrito como uma forma de terapia sugerida pela psicologa que o acompanha após o OGQA ter sofrido uma grande trauma, que não posso revelar para não dar spoiler.
Curioso é que logo no inicio o autor já avisa que este personagem não terá um nome, mas você se sente tão próximo dele que é quase como se você fosse o personagem.

Durante os 30 dias narrados a vida do OGQA irá mudar drasticamente. Após realmente ser quase atropelado, ao sair para dar uma volta de bicicleta, ele irá conhecer os três personagens Lais (ou cabelo de raposa), Acácio (o James Dean não-tão-bonito) e Natália (a menina do cabelo roxo).

"Os três demonstravam viver uma vida de coragem, liberdade e felicidade, mas, no fundo, estavam tão perdidos quanto eu."

Os três criam uma elo de amizade que transforma a vida deles, mas será com Laís que a historia será mais intensa. Nosso OGQA se apaixona por ela.

"Mas eu não quero partir corações, Laís. Eu só quero um coração e que ele me queira também, e que cuidemos um do outro justamente para não nos partirmos."

Eu fiquei emocionada, triste, e muitas vezes chocada, o autor trata temas polêmicos e difíceis de lidar porém atuais e necessários para esta geração. 
Uma historia sobre relacionamento familiar, amigos, bullyng, preconceito, aceitação, amor. 
O autor é sensível mas não passa por cima tentando suavizar os dramas, muito pelo contrario nos temos tanta certeza de que os acontecimentos podem ser reais que talvez este seja o motivo do livro ter me impactado tanto.

Outra coisa muito legal é que durante o livro o personagem central lê três livros:
Admirável mundo novo - Aldou Huxley
On the Road - Pé na estrada - Jack Kerouac
O apanhador no campo de centeio - Jerome David Salinger

Outro ponto auto e a Playlist do livro, que também tem otimas musicas.

Ele foi um presente que ganhei no meu aniversário, e virou meu viajante para que eu possa compartilha-lo com meus amigos. 
Espero que eles tenham e vivam as mesmas emoções que eu senti ao ler.

Acompanhe a viagem deste livro por todo o Brasil e como cada viajante vai reagir a ele.

Beijos


Um comentário:

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo