Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

SETEMBRO AMARELO - DESABAFO

O mês de setembro é o mês de conscientização contra o suicídio, é o mês onde tentamos espalhar o amor pela vida.
Nesse mês fiz uma resenha falando sobre um dos livros que já li sobre o tema, não foram poucos, então a gente acredita que saberemos lidar com uma situação dessas, mas quando ocorre do seu lado, alguém tão especial na sua vida comete suicídio, seu mundo desaba e seu coração fica partido.
No dia 15/09/17 às 15:05h eu retornei uma ligação para uma amiga, que havia perdido, e qual não foi a notícia triste que recebi, que nosso amigo Joison, tinha tirado sua própria vida. No primeiro momento não queremos acreditar, ficamos em negação, junto vem o choro de inconformidade.

Como assim, não ver mais o sorriso, as brincadeiras, conversar sobre o futuro e até mesmo fazer a besteira de andar de madruga na BR. Como pode, a gente ter dividido uma pizza num outro final de semana, e no outro você não está mais com a gente. Como não ver você mostrar suas plantas, seus cactos principalmente, para todos, já que tinha um amor por eles, ainda mais ele sendo uma planta que resiste as diversidades da vida.
Porque era assim que meu amigo era, apesar de toda a correria da vida, ele estava sempre sorrindo, disposto a ajudar, mas também era alguém fechado e conseguiu esconder bem o que estava passando. Mas me pergunto será que eu, ou outro amigo não fomos capazes de perceber algo de diferente nele, como não podemos tê-lo ajudado?
Depois de tanto conversar e tentar descobri o motivo, percebemos que tem coisas que não tem explicação, tem apenas um modo, tentar ajudar e ser um ouvinte bom e apoiar nas situações difíceis. A ansiedade e depressão é uma doença que muitos pensam ser frescura, mas que na verdade é muito séria, pois elas alteram o equilíbrio do ser, distorcendo toda a sua visão de mundo.
 Segundo Motta (2017), a pessoa deprimida encontra-se desanimada, triste sem motivo aparente: diz que não sente mais alegrias. Fica, geralmente, mais quieta e muitas vezes o barulho lhe incomoda, tendendo a isolar-se. Seu interesse e prazer pelas atividades que praticava diminuem ou acabam. Isso são apenas alguns sintomas, mas existem outros fatores que ocasionam a doença. Então quando você perceber que um amigo ou pessoa perto de você está diferente, tente conversar e ajudar. 

"As vezes as pessoas guardam as coisas para si. Até mesmo as pessoas mais proximas da gente. Nunca se consegue conhecê-las de verdade."
(Segredos e mentiras - Diane chamberlain)


Eu não escrevi esse texto, apenas para falar como meu amigo era uma pessoa maravilhosa, eu decidi escrever esse texto para que outras pessoas como ele não façam isso, que mesmo com toda as dificuldades que estão passando no momento, busquem ajuda, se abra, converse e mesmo que seja difícil conversar com alguém sobre o que está passando TENTE, não guarde tudo para você, pois isso pode te sufocar.
Beijos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo