Hello Queridos Pockets, encerrando o terceiro tema do desafio do @amigosdaleituraoficial, cujo tema era um drama ou romance de época, escolhi: “Agnes Grey de Anne Brontë.
🫖☕Um clássico da literatura inglesa, perfeito, com temática realista. Uma protagonista determinada e disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, diferente das mocinhas de seu tempo.
🫖☕A obra narra a trajetória de Agnes, governanta da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor.
“Como seria delicioso ser uma preceptora! Sair para o mundo; entrar numa nova vida; agir independentemente; exercitar faculdades sem uso; testar forças desconhecidas; ganhar meu próprio sustento e alguma coisa para confortar e ajudar o meu pai, minha mãe e irmã, além de desobrigá-los da minha provisão de comida e roupa; mostrar ao meu pai do que a sua pequena Agnes era capaz…”
🫖☕ A obra exprime ideias sobre o sexo feminino e sua capacidade para uma vida baseada na razão, uma defesa dos direitos das Mulheres.
Agnes não descarta o amor e a felicidade conjugal, mas o seu desejo maior era ser independente e ajudar a sua família isso era prioridade.
🫖☕Crescimento, maturidade, perseverança, autoconfiança, um desafio explícito a autoridade, lembrando que estamos falando da era vitoriana. Uma mulher disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como corajosa e dona de si. A obra exprime ideias sobre o sexo feminino e sua capacidade para uma vida baseada na razão, uma defesa dos direitos das Mulheres.
Uma leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs e pela produção literária inglesa.
Nos contem já leram algo da família Brontë?
Beijocas e inté queridos!!!
Esse livro é maravilhoso ! Para mim ela é a melhor das Bronte, pena ter morrido cedo e só ter lançado dois livros.
ResponderExcluir